quinta-feira, 26 de julho de 2007

PASSO 8 - Criptografar o tráfico entre o servidor e os clientes do Banco de Dados

Agora, você precisa proteger a comunicação entre o servidor de base de dados e a aplicação, para assegurar que os aspectos de rede associados ao modelo de segurança em níveis sejam contemplados.

Como padrão, esta comunicação entre cliente e servidor é transmitida pela rede na forma de texto, desta forma qualquer um que utilizar um monitor de rede pode escutar ou capturar o texto e obter acesso à informação.

O SQL Server 2005 suporta o uso de SSL (Secure Sockets Layer) para criptografar o tráfego entre o cliente e o servidor, garantindo a identidade do servidor e evitando o risco de ataques do tipo acima.

Para proteger comunicações com SSL você precisa obter um certificado de um PKI (enterprise public key infrastructure) através do Microsoft's Certificate Services ou de outra instituição como VeriSign. O Certificado SSL deve conter o nome do host ou o FQDN (fully qualified domain name) do servidor da base de dados e deve estar armazenado no no computador local caso o SQL Server 2005 estiver executando no contexto de LocalSystem, caso contrário o certificado
deve estar armazenado no mesmo host que detém a conta que executa o serviço.

Uma vez que o certificado está instalado, abra o SQL Server Configuration Manager, expanda o SQL Server 2005 Network Configuration e dê um clique com o botão da direita em Protocols e selecione Properties. Na guia de Certificados, selecione o certificado desejado (na lista), na guia General selecione Force Encryption e modifique o valor para Yes. Uma vez configurado o SQL Server 2005 para usar o certificado, você precisa restartar o SQL Server 2005 para que as modificações tenham efeito.

Uma segunda maneira de criptografar o tráfego entre cliente e servidor é utilizando o IPsec. O benefício do IPsec é que nenhum configuração é exigida no SQL Server 2005, e pode ser utilizado para criptografar todo o tráfego (não só do SQL) e restringe o acesso ao servidor. Para mais informações sobre utilizar o IPsec com o SQL Server 2005, visite http://www.microsoft.com/sdisolation.